Comprar ou Vender casa – algumas regras em tempos de crise

Se está a pensar em comprar ou vender casa saiba que existem algumas regras básicas que o poderão ajudar.

Mesmo em tempos de vacas gordas o mercado imobiliário nunca permitiu liquidez imediata mas agora que a crise se instalou a falta de liquidez é ainda um problema maior. Sobretudo quando se estima que a oferta de imóveis no mercado ronde os 450.000 fogos (só em Lisboa estima-se que existam cerca de 20.000 fogos devolutos).

Quando pensar em vender casa pense em 3 regras gerais: preço atractivo, visibilidade e por ultimo um toque de embelezamento.

Um preço atractivo e realista evitará uma espera suplementar inútil pela venda do imóvel daí ser importante uma avaliação realista do valor do seu imóvel. Não se prenda por tostões num negócio de milhões.

A visibilidade do seu negócio é marcante, sobretudo se a oferta for elevada. Se os potenciais compradores não tiverem conhecimento do seu “negócio” como poderá vender? Nada como anunciar nos sítios certos da maneira certa. Tente procurar agentes experientes e com uma boa carteira de potenciais clientes. Fale com os seus amigos, envie emails, coloque-se no mercado.

O toque de Midas é muito importante. Tente mostrar o melhor da casa através de umas boas fotografias. Quem sabe se os potenciais clientes não começaram logo a imaginar a sua futura casa.

Se por outro lado, pensa em comprar casa então as regras são outras: pesquise bastante, exija qualidade e se pretende trocar de casa venda antes de comprar.

O número de imóveis no mercado é enorme por isso nada como perder algum tempo pesquisar e a analisar o mercado para se colocar em melhor posição para poder decidir. Um bom conhecimento do mercado poderá fazer a diferença entre fazer um bom ou um mau negócio.

Exija qualidade na casa que vai adquirir. Qualidade de acabamentos, uma boa eficiência energética ou boa localização são alguns dos factores que deverão ser levados em linha de conta. Lembre-se que a qualidade do seu imóvel poderá potenciar a sua eventual valorização no longo prazo e fazer a diferença na altura em que pretenda vender. Para alem disso os custos da má qualidade far-se-ão sentir rapidamente. Sejam pelas obras necessárias efectuar, seja pela factura energética ou pela factura das deslocações devidas a uma localização menos ajustada às suas necessidades. Lembre-se que por vezes o barato saí caro.

Se está a penar trocar de casa assegure primeiro a venda a sua casa antes de avançar para a compra de outra. O processo de compra será sempre mais rápido de efectuar do que o de venda, sobretudo na conjectura actual.

Lembre-se que a compra da casa é uma decisão muito importante. Pense realmente sobre o assunto e decida qual a melhor solução para si não esquecendo que a decisão de comprar casa deverá ser sempre considerada como solução de médio/longo prazo e nunca de curto prazo.

Anúncios

One response to “Comprar ou Vender casa – algumas regras em tempos de crise

  1. Muito interessante o vosso artigo, as vossas dicas. Eu acrescentaria mais umas dicas para a venda de casas,que nesta altura ainda não sei se funcionam que é o seguinte.
    – fazer uma avaliação de 3 em 3 meses com o vendedor da casa e alterar as estratégias de venda, mudar também as fotos publicadas, mudar um pouco o texto de apresentação da casa.

    Preciso de mais ideias para vender a minha casa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s