Mercado habitacional de Angola direcciona-se para habitação social

A oferta de habitação em Angola está a direccionar-se para os segmentos de mercado mais baixos, que se tem tornado um oportunidade de negócio, segundo o estudo da Proprime revelado pelo Diário Económico.
O estudo Imobiliário Luanda 2009 – Habitação e Escritórios, produzido pela Proprime, Consultadoria e Avaliação Imobiliária, que contou com a parceria do portal Casa Sapo, revela que “a par da estratégia governamental de apoio ao investimento, surge o programa estatal de construção de um milhão de fogos habitacionais até 2012”.
Este programa estatal pretende, de acordo com este estudo, restabelecer “o equilíbrio de mercado de baixa e média renda”, uma medida que ajudará a regular o mercado e a ser um pólo dinamizador do sector da construção”. No que diz respeito ao mercado da habitação de luxo, este estudo incidiu sobre as zonas de Ingombotas, Maianga, Luanda Sul, Viana e Camama, onde os valores médios de habitação, estima a consultora, rondam os três mil euros por m2. Contudo, a zona de Ingombotas é onde se encontra o valor médio unitário superior, de cerca de 4.200 euros por m2. Entre as zonas mais valorizadas, a que tem preços mais baixos é Camama, onde se encontram apartamentos por valores unitários médios de 2.200 euros por m2. Os valores de habitação apresentados pelo estudo, que se enquadram num segmento residencial de luxo – empreendimentos em condomínio – destacam ainda que em Luanda Sul um apartamento T4 pode atingir um valor médio de cerca de três mil euros por m2, em detrimento de uma tipologia T3, que pode situar-se nos 2.860 euros por m2. A Proprime conclui que “é visível um ajustar de valores, justificado pelo cada vez maior número de profissionais qualificados a intervir no sector e pelo aumento do equilíbrio entre a oferta e a procura”. “Os valores unitários, em termos gerais, descem proporcionalmente em função das áreas de construção”, escreve-se no estudo.

Fonte: Vida Imobiliária

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s