Habitação em Portugal desvaloriza 1,8% em termos homólogos

O Índice Confidencial Imobiliário, indicador da variação do valor da habitação em oferta no Continente, continuou com a tendência de decréscimo verificada durante o ultimo o ano, atingindo cerca de -1,8%.

A taxa de valorização média anual registou uma desaceleração para os 1,7% em Setembro depois de ter iniciado o ano nos, tendo iniciado o ano de 2009 nos 4,1%.

Em termos mensais, a performance do Índice Confidencial Imobiliário tem sido mais irregular, sendo marcado pela oscilação entre valorizações e desvalorizações, embora num intervalo de valores reduzido (0,5% de máxima e -0,5% de mínima). Os dois últimos meses são disso exemplo, já que, após uma desvalorização mensal de 0,3% em Agosto, o Índice voltou a valorizar em Setembro, na ordem dos 0,3%.

No que respeita a segmentação por estado de uso, embora a nota seja de desaceleração tanto em nos novos como em usados, tendo estes últimos vindo a registar uma desvalorização mais acentuada, com uma variação homóloga de -2,6% em Setembro em comparação com -0.8% no caso dos alojamentos novos.

Na Área Metropolitana do Porto (AM Porto), nos últimos três meses o Índice decresceu, atingindo uma variação homóloga de -2,6%. Já em termos de segmentos por estado de uso, o comportamento é oposto ao do mercado nacional, já que os fogos novos na AM Porto registaram uma desvalorização mais acentuada (-4,0% de variação homóloga contra -1,3% nos fogos usados).

Fonte: CI-Data

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s