Indice IPD aponta retorno do Imobiliário Comercial Português de 0,0% em 2009

O investimento imobiliário comercial em Portugal teve um retorno nulo durante o ano de 2009, de acordo com o índice Imométrica/IPD, sendo o primeiro ano em que o sector não gera retornos totais anuais positivos.

Depois de quatro anos consecutivos a oferecer retornos acima dos 10%, o Investimento Imobiliário Comercial desceu para valores médios de 2.7% em 2008 tendo atingido em 2009 um retorno total de 0.0%. Esta queda resulta sobretudo da desvalorização dos activos que subiu de -3.3% em 2008 para -5.7% em 2009. Com efeito, o efeito de desvalorização de capital, em todos os sectores seguidos pelo índice, foi bastante sentido enquanto a componente de rendimento se manteve praticamente inalterada, com valores próximos dos 6%, em concordância com os três anos anteriores.

O sector do retalho foi o mais afectado tendo sido nesse sector que se registaram as maiores desvalorizações da componente de capital (-8.6%) resultando num retorno total deste sector de -2.9%. Com efeito, os sectores Industrial e de Escritórios observaram desvalorizações de capital menos significativas o que permitiu que obtivessem modo um retorno total positivo.

Para mais informação consulte o site do IPD e confira os resultados do Índice Imométrica/IPD para Portugal.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s